Faltando poucos dias para a Black Friday, consumidores estão ansiosos por oportunidades, e o comércio, tanto de produtos quanto de serviços, já apresenta condições atrativas. Pesquisas apontam, segundo a NeoTrust, que 57% dos consumidores pretendem fazer compras na data, com projeções de R$ 6,98 bilhões em faturamento para o comércio eletrônico, representando um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. No entanto, nesta data, especialistas alertam para os riscos digitais que acompanham o aumento das transações online.
Dicas para Consumidores durante a Black Friday:
- Produtos falsificados podem representar sérios riscos à saúde, especialmente quando destinados a crianças e idosos;
- A Black Friday é uma oportunidade para cibercriminosos que aproveitam para criar websites falsos e realizar fraudes. Além do lucro financeiro, há também a coleta de dados do consumidor, que pode ser explorada em futuras fraudes;
- Busca cuidadosa por páginas oficiais das marcas desejadas ou de seus distribuidores, tanto em relação aos websites, mas também em redes sociais e marketplaces. Além de observar comentários de consumidores e realizar buscas em páginas que permitem a apresentação de reclamações;
- Verificar em sites como Reclame Aqui ou Procon se a empresa existe mesmo, se ela entrega o produto e eventuais reclamações, ajuda a decidir o local da compra;
- Cuidado com ofertas muito tentadoras: Desconfie de descontos extremamente altos ou ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Isso pode indicar produtos falsificados;
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)Proteção de dados pessoais: Utilize métodos de pagamento seguros e evite fornecer mais informações do que o necessário. Desconfie de sites que pedem dados excessivos;
- Segurança online: Mantenha seus dispositivos e softwares atualizados. Use senhas fortes e diferentes para cada conta. Considere o uso de uma VPN para proteger sua conexão;
Conforme o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, a data é uma oportunidade para o comércio retomar a esperança para melhorar as vendas, movimentar a economia e garantir compras de Natal com descontos atrativos.
Sobre a Black Friday:
Neste ano, a Campanha Comercial será no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. Black Friday: é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas, se estendendo pelo resto dos países do mundo.
No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano. Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.