O Sindilojas Gravataí, há poucos dias de encerrar 2020, faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos de um ano atípico, que foi necessário se reinventar e se adaptar a uma nova rotina. Um ano de desafios, dificuldades, de perdas e de esperança.
Em janeiro a Sala do Empreendedor recebe do Sebrae RS, o Selo de Certificação. A premiação representa um avanço para a subsede Morada do Vale que não mediu esforços em trazer resultados aos associados.
A sustentabilidade ambiental sempre recebeu um olhar diferenciado da atual gestão do Sindilojas. Entre as ações, foram realizadas em parceria com a Cootracar, a coleta de 500 toneladas de resíduos sólidos do comércio.
Em março, veio a notícia do Coronavírus. Do perigo de um inimigo invisível e os cuidados necessários para combater o Covid-19. Retomamos o Projeto Escola do Varejo que ofereceu aos associados uma série de lives e palestras com ofertas de cursos para capacitar gestores e empresários da região, na Subsedes da Morada do Vale e Glorinha.
Lançamos o Plano Estratégico do Sindilojas 2020/2022 que norteiam os eixos permanentes da entidade. Em meio a pandemia, reforçamos nossas parcerias com o Sicoob, APAE, Núcleo de Mediação e Sesc/Senac Gravataí.
Mobilizamos o comércio para conscientização do momento e alertamos para o respeito aos critérios em combate ao Covid-19. Precisamos fechar os estabelecimentos e, posteriormente, unimos esforços junto ao Sistema Fecomércio RS, para abertura, em virtude do agravamento econômico que vivia o comércio de bens e serviços.
A parceria com a empresa Multbiz trouxe capacitação aos colaboradores, por meio de lives e encontros virtuais, como forma de adaptação ao novo formato de trabalho. Em parceria com Observatório Social do Brasil de Gravataí (OSBG), o Sindicato buscou contribuir com a transparência e a economia dos recursos públicos.
Abril foi um mês de intensificação de esforços e aprimoramento para se proteger e combater do Covid. Lives com enfermeiros do Senac, Campanha do Agasalho, produção de 600 máscaras, incentivo ao comércio local, alertas ao combate à pirataria, parceria com o Influencer Douglas Weiss, que impulsionou as vendas dos lojistas da região.
O Home Office se tornou a prática do momento. Mas mesmo assim, o Sindilojas não parou. Tivemos um ciclo de parcerias com o Sebrae, com lives sobre diversos assuntos de interesse da classe. Em outubro, promovemos o Fala, Candidato na sede em Gravataí e o Debate Eleitoral na subsede de Glorinha.
Chegou a vez de oferecer para a comunidade, em parceria com o Senac, o teste rápido para o Covid-19 em todas as subsedes. Em torno de 3 mil pessoas fizeram o teste com valores acessíveis aos associados e não-associados.
A Comissão Sindimulher faz sua tradicional ação solidária de Natal, com a doação de alimentos e roupas para pessoas que vivem em vulnerabilidade social. No último mês do ano, perdemos o nosso fundador, ex presidente e vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Albrecht Schott, aos 87 anos.
Um esperado fim da pandemia em 2021 não vai mudar o curso desses movimentos, eles já existiam, só foram acelerados. A tecnologia nunca foi tão favorável num período de escassez de presenças. Estivemos conectados, fomos obrigados a usar a máscara facial e o uso do álcool gel, além de manter o distanciamento controlado.
Foi um ano diferente, as pessoas relataram problemas que afetaram o bem-estar mental e físico, principalmente as mulheres e os que ganhavam menos. Quem nunca comprou online passou a comprar. Os grandes varejistas comemoraram; os médios e pequenos tiveram de se adaptar ao comércio eletrônico para sobreviverem.
Aprendemos muitas coisas, mas a solidariedade foi ainda mais forte entre nós. No entanto, aprendemos a valorizar e a agradecer mais à vida, em meio ao caos que vive o mundo frente ao Covid-19.
Desejamos um Natal de Amor e compaixão e que 2021 a gente não esqueça do que aprendemos em 2020 e que as nossas esperanças sejam renovadas a cada novo amanhecer.