Rede de Coleta Solidária recicla cerca de 500 toneladas de resíduos do comércio em 2019

Com objetivo de dar o destino correto do lixo reciclado do comércio de Gravataí, o Sindilojas em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização – Cootracar está unindo esforço conjunto para promover a sustentabilidade ambiental, com o destino adequado destes resíduos.

A parceria, que já existe há um ano, tem como principal objetivo a conscientização da comunidade sobre a importância da separação do lixo, além de promover a manutenção dos espaços públicos, como calçadas entre outros, mais limpos e organizados. A coleta foi realizada nos bairros centro e entorno, Morada do Vale e Parque Ely.  

Conforme o coordenador da Cootracar, Alexandre Camboim, os resultados apresentados do relatório de triagem, corresponde aos meses de junho a dezembro de 2019. Neste período, foram coletadas, aproximadamente, 500 toneladas de materiais reciclados. “Este resultado representa cerca de 50% da coleta que realizamos”, destacou.

Para o Gerente Executivo da entidade, Rodrigo Silva, a entidade sempre priorizou e incentivou a separação adequada e coleta de materiais recicláveis, sendo um ponto de coleta para diferentes tipos de materiais, como eletrônicos, óleo de cozinha, entre outros. “O Sindicato também cedeu um espaço num terreno, situado em frente à sede, para que seja um ponto de coleta. Todo lixo reciclado recolhido é colocado aqui para que, posteriormente seja encaminhado ao destino correto”, explicou.

A atividade conta com o apoio do Projeto Amigos do Planeta do Sindilojas, a Associação de Trabalhadores em ofícios vários, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis – Atracar e Associação de Reciclagem Santa Rita – Arsari.

Rolar para cima