Na noite desta quinta-feira (7), o Sindilojas Gravataí recebeu o jornalista Daniel Scola para uma palestra e sessão de autógrafos do seu livro ‘Aluno da Tempestade — As Lições da Maior Batalha da Minha Vida e Como Elas Podem Ensinar Você’. Promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gravataí, o encontro foi mediado pela coordenadora de Projetos da Liga, Mara Pacheco.
Durante o evento, realizado no mês de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, o jornalista falou para um auditório lotado sobre a sua história e recente luta contra o meduloblastoma, um tumor raro entre adultos que afeta o equilíbrio do corpo e, no caso do jornalista, comprometeu também a fala. Por conta disso, teve de deixar os microfones para se tratar em busca da cura.
Scola também se emocionou junto aos participantes escutando casos que agora ganham um novo exemplo de superação. Um dos casos mais tocantes foi o do pai Vagner Oliveira, que contou ao jornalista que sua filha Antônia, de 11 anos, enfrenta uma luta contra o mesmo tipo raro de câncer vencido por Scola. “A história dele é uma inspiração, para seguirmos em frente, com muita esperança e fé”, disse o pai.
O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, bem como membros da Comissão Sindimulher, marcaram presença no evento.
Aluno da Tempestade
O livro conta, em primeira pessoa, os medos, tensões e angústias de quem enfrentou duas cirurgias, 33 sessões de radioterapia e seis ciclos de quimioterapia em menos de um ano. Também faz um resgate dos momentos que mais marcaram a carreira de Scola como jornalista, como a entrevista com Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque e o encontro com o Papa Francisco, exatos 10 anos após a cobertura do conclave que escolheu o argentino para o cargo máximo da Igreja Católica.