Pesquisa da CNC revela que varejistas estão pessimistas pela primeira vez em quatro anos

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 2,6% em março, registrando a quarta queda consecutiva e atingindo 99,2 pontos, o menor nível desde junho de 2021. Na comparação anual, a queda foi de 9,1%. A Expectativa para a Economia teve a maior retração (-5,5%), chegando ao menor patamar desde julho de 2020. Empresários seguem cautelosos diante da incerteza econômica.

A Condição Atual da Economia recuou 5,1%, permanecendo abaixo dos 100 pontos, com queda anual de 26,8%. O subindicador de Intenções de Investimentos também caiu 1,1% no mês e 2,2% no ano, refletindo preocupação crescente. A Intenção de Consumo das Famílias caiu pelo sexto mês seguido (-1,4%).

A confiança caiu em todos os segmentos, com destaque para supermercados, farmácias e lojas de cosméticos (-4,4%), além do setor de eletroeletrônicos e materiais de construção, que ficou abaixo de 100 pontos pela primeira vez desde 2021. O setor de bens não duráveis liderou a queda mensal (-5,3%). Diante desse cenário, especialistas alertam para a necessidade de medidas para recuperar a confiança do empresariado e melhorar o consumo.

Fonte: https://portaldocomercio.org.br/economia/pesquisa-da-cnc-revela-que-varejistas-estao-pessimistas-pela-primeira-vez-em-quatro-anos/

Rolar para cima