Neste 23 de outubro, nosso querido e amado município de Gravataí comemora 144 anos de sua emancipação! A data é utilizada para celebrar o aniversário de Gravataí desde 2016 onde, após um estudo do historiador e servidor municipal aposentado Getúlio Xavier Osório, foi decretado pelo governo municipal a oficialização da data como aniversário do município.
Originalmente fundada em 8 de abril de 1763, quando o capitão Pinto Carneiro chegou à aldeia e iniciou o povoamento de Gravataí, teve emancipação de Porto Alegre confirmada pela Lei de 11 de junho, em 1880, ganhando a condição de Vila, passando a chamar-se, Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.
Porém, apenas em 23 de outubro do mesmo ano, tornou-se oficialmente município, sendo esta a data em que a Câmara Municipal foi instalada e seus membros tomaram posse.
De acordo com o estudo de Getúlio Xavier Osório, o dia 8 de abril repousava em um único documento, assinado pelo capitão Pinto Carneiro, que relatava a chegada à Aldeia dos Anjos e o início do povoamento. Os registros históricos de batizados indígenas nas terras do que viria a se tornar Gravataí datavam de 1760, 3 anos antes da chegada do capitão.
Documentos oficiais confirmam o estudo do historiador, de que a data oficial a se comemorar o aniversário de Gravataí deve ser o dia 23 de outubro, quando se tornou um município por meio da instalação da câmara e da posse de seus membros. O nome Gravataí, posteriormente adotado com a elevação da vila a município, vem da junção da planta gravatá, abundante na região, com a palavra hy, que na língua guarani significa rio.
Parabéns, Gravataí! Nos orgulhamos em viver, representar e defender o comércio de bens e serviços do município, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento.