Empresários e sindicatos de Ijuí e região aceitaram o convite da Fecomércio-RS para discutir os desafios do interior do Estado e, mais especificamente, do setor do comércio. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, e o anfitrião, o presidente do Sindilojas Noroeste Elio Quatrim, lideraram o Fórum Regional e reunião de diretoria realizado nesta terça-feira (18), em Ijuí. O Sindilojas Gravataí esteve representado no evento por seu presidente, José Rosa, e pela diretora Elizete Blehm.
Análise Econômica
A análise econômica foi apresentada pelo consultor econômico Marcelo Portugal, que mostrou dados sobre a inflação mais baixa e perspectiva para queda de juros. “A combinação desses fatores deve aquecer a economia do país”, disse Portugal. Após, o consultor trabalhista da Federação Antônio Barreto fez uma análise sobre a reforma trabalhista. “Nunca tivemos tantas alterações e de tanta profundidade, e isso era barrado por um desequilíbrio nas relações capital e trabalho, com um ativismo da Justiça”, disse Barreto. Para ele, empresários e trabalhadores saem ganhando, com uma lei mais flexível e com segurança jurídica.
Parcelamento federal
Ainda na reunião de diretoria, o consultor tributário Rafael Borin fez uma crítica às irregularidades da IN 1711/2017, que regulamentou o Pert – programa de parcelamento da Receita Federal. Segundo Borin, a Fecomércio-RS entende que o programa é uma boa oportunidade para regularizar débitos, sendo uma nova chance para os contribuintes colocarem suas dívidas em dia. Todavia, Borin ressaltou sua inconformidade com a vedação às empresas do Simples Nacional, o que é inconstitucional, uma vez que a Medida Provisória que instituiu o Programa não trouxe essa proibição. A vedação ao Simples está sendo questionada pela Federação, que poderá ingressar na Justiça para reverter a situação.
Cenário político e mapa do emprego
O assessor parlamentar da Federação Lucas Schifino abordou o cenário político brasileiro. Segundo disse, o risco do presidente Michel Temer é de que a maioria dos deputados indecisos quanto à aceitação da denúncia contra Temer poderão rapidamente se virar contra ele. Já no Fórum Regional, Schifino falou sobre o mapa regional do emprego demonstrando que a região está na média do Estado, tendo 54% do PIB gerado pelo setor terciário. Em relação à renda, a média é um pouco menor que no restante do estado, o que faz com que o consumo de serviços também seja menor nesta média. (Fonte: Fecomércio-RS).
NULL