O concurso de redação entre as escolas municipais e estaduais dos municípios de Gravataí e Glorinha foi a pauta central da reunião entre Fecomércio-RS, Sindilojas Gravataí e Observatório Social de Gravataí. No encontro, realizado no dia 30 de março, a vice-presidente institucional, Eloiza Santos e o presidente do Conselho Consultivo do Observatório, Marco Diniz, apresentaram o projeto para o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn e para o diretor do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa. O concurso, realizado há seis anos, envolveu 3 mil alunos em 2021 e tem como temática central a cidadania. A expectativa é que neste ano, a iniciativa envolva 5 mil alunos da rede pública. “O nosso papel é trabalhar em prol da cidadania e dos municípios, visando o bem comum de toda a sociedade”, explicou Eloiza.
O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, destacou a importância do trabalho realizado pela instituição. “Somos o maior mantenedor do Observatório, porque acreditamos que desenvolver a cidadania nos jovens é o primeiro passo na busca por um país melhor”. Para Bohn, incentivar ações que despertem o senso de preocupação com a sociedade é fundamental para formar adultos mais conscientes. “Estimular a cidadania no ambiente escolar é multiplicar educação e conhecimento”.
O Sistema Observatório Social do Brasil é constituído por 150 Observatórios Sociais em 17 estados brasileiros, sendo que no Rio Grande do Sul exsitem16. Estes são organizações não governamentais instituídas e mantidas pela sociedade civil, sem fins lucrativos e apartidária tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para o exercício da cidadania no controle social dos recursos públicos e educação cidadã e fiscal.
Fonte: Fecomércio-RS.