Cartilha de dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública preparou um guia para os consumidores aproveitarem a Black Friday de uma maneira segura e consciente, a fim de evitar o número de mais de 7 mil queixas realizadas por consumidores frustrados com falsas promessas de descontos e vantagens realizadas em 2023, nas plataformas de proteção ao consumidor.

Confira aqui as principais dicas e tenha boas compras!

-Pesquisa prévia de preços: Para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem auxiliar nisso;

-Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: Produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos;

-Verifique a reputação do vendedor: Antes de comprar, consulte a reputação da loja em sites de reclamações e verifique se o CNPJ do fornecedor está ativo. A consulta do CNPJ pode ser realizada pela plataforma RedeSim;

-Leia a descrição completa do produto: A ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto;

-Direito de arrependimento: Para compras realizadas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até 7 dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa;

-Garantia contra práticas abusivas: O Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda;

-Cuidado com fretes e prazos de entrega: O guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos do frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

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