Associados e Colaboradores participam de práticas alusivas ao Janeiro Branco

Com objetivo de possibilitar a participação de colaboradores associados a experienciar e conhecer técnicas que promovam o autoconhecimento, , qualidade de vida e bem-estar, o autocuidado, a autoestima e o equilíbrio entre o corpo e a mente, o Sindilojas Gravataí em parceria com o PICS em Movimento – Práticas Integrativas Complementares em Saúde, realizou, na manhã de quinta-feira (19-01), atendimentos com o uso de recursos terapêuticos que visam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente a sociedade.

Dezenas de associados e colaboradores do Sindilojas Gravataí, inclusive o presidente José Rosa, se beneficiaram das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) conduzidas por psicólogas, terapeutas e especialistas nas diversas técnicas.

Durante a manhã, foram realizados atendimentos em Florais de Bach, Reiki, Meditação, Biodanza, Tai Chi Chuan, Cromoterapia,  Auriculoterapia, Aromaterapia e Constelação Familiar.

Conforme as terapeutas do PICS em Movimento, essas práticas são importantes aliados para o equilíbrio emocional, além de promover autoconhecimento, qualidade de vida e bem-estar.

O Movimento PICS, é um projeto voluntário, de Gravataí que é composto por psicólogas e terapeutas. O movimento foi idealizado pela Mestre em Reiki e Servidora Social, Akemi de Oliveira, com a coordenação de Jéssica Vargas e a Relações Públicas, Mara Pacheco.

Entenda sobre algumas das práticas conferidas:

Florais de Bach – Os florais de Bach, ou terapia floral, são um tratamento alternativo ou complementar usado para curar emoções negativas e proporcionar bem-estar emocional e físico.

Reiki – é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Meditação – é uma prática de regulação do corpo e da mente que treina a focalização da atenção, para alcançar tranquilidade, concentração, redução de estresse e ansiedade.

Biodanza – é um sistema de integração e desenvolvimento humano criado na década de 1960 por Rolando Toro, baseado em “vivências” envolvendo movimentos, música e de situações de encontro não verbal dentro de um grupo.

Tai Chi Chuan – O tai chi chuan é uma prática milenar que nasceu na China como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física. É comum encontrar pessoas fazendo os movimentos lentos, harmoniosos e circulares em parques e praças pelas manhãs.

Cromoterapia – A cromoterapia é a utilização das cores para disfunções orgânicas e emocionais. Ela é utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como Egito antigo, Índia, Grécia e China. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

Auriculoterapia – é uma técnica em que se usa sementes de mostarda ou esferas de cristal na orelha. Ela auxilia no tratamento de muitas doenças e dores, como ansiedade, depressão, dores na coluna, na cervical, tratamento para alergias (rinite, sinusite), dores de cabeça, labirintite.

Aromaterapia – uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente.

Constelação Familiar – A constelação familiar é uma modalidade de terapia alternativa que busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo em que os participantes interpretam e representam o histórico familiar do paciente.

Conforme o presidente, a iniciativa foi muito interessante para uma época que nos convida a refletir sobre várias áreas da nossa vida. “A ideia é promover outro evento similar a este por um período de tempo maior, para que mais associados possam experienciar estas vivências”, salientou.

Segundo a colaboradora do Sindilojas, a advogada e responsável pelo setor de cobrança da entidade, Ana Flavia Ferrugem Carvalho, foi uma atividade maravilhosa que trouxe bem-estar e momentos de autocuidado e autoconhecimento. “Foi uma oportunidade muito bacana que podemos perceber a energia favorável de bem-estar”, revelou.

Rolar para cima