As vendas para o Dia das Mães devem alcançar R$ 14,37 bilhões em 2025, um crescimento de 1,9% em relação ao ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar do avanço, o aumento modesto reflete o impacto do crédito mais caro e da alta inflação sobre o consumo.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios lidera as projeções, com R$ 5,63 bilhões em vendas, seguido por farmácias e perfumarias (R$ 3,02 bilhões) e eletroeletrônicos (R$ 1,85 bilhão). Já setores mais dependentes de crédito, como móveis e informática, devem registrar retração.
A data também deve gerar 29,7 mil vagas temporárias, embora com menor taxa de efetivação. A inflação pressiona a cesta de presentes, com alta média de 5,8%, puxada por produtos como joias e chocolates.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram a maior parte das vendas, enquanto estados como Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal se destacam com crescimento acima da média nacional.
Para mais detalhes, acesse a pesquisa completa da CNC: https://www.cnc.org.br/pesquisas-e-estudos/publicacoes/vendas-do-dia-das-maes-devem-movimentar-r-1437-bilhoes-em-2025