Na manhã desta terça-feira (18), o Sindilojas Gravataí, representado pelo presidente José Rosa, pelo gerente executivo Everton Pacheco, pelo gerente comercial Thiago Grabher, pelo vendedor externo Douglas Carvalho e pelo auxiliar de marketing Ângelo Cardoso, marcou presença no evento Pós-NRF da Fecomércio-RS, na sede da entidade, realizado para apresentar as experiências vivenciadas pela comitiva gaúcha que esteve presente no maior evento de varejo do mundo, entre 12 e 14 de janeiro em Nova Iorque.
O encontro reuniu mais de 500 participantes, e iniciou com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacando a importância da adaptação e humanização no varejo, reforçando que, mais do que automatizar, é essencial criar conexões genuínas com os consumidores. “O diferencial está em construir marcas autênticas, que ofereçam propósito e personalização”, afirmou.
Varejo físico segue relevante
O especialista Fabiano Zortea enfatizou que as lojas físicas ainda representam 85% das vendas no Brasil e que o consumidor busca experiências diferenciadas. Ele destacou a ascensão do “slow retail”, conceito que valoriza o atendimento personalizado e a identidade local das lojas. “O cliente não precisa ir à loja física, ele tem que querer ir”, ressaltou.
IA: Um meio, não um fim
Os painéis do evento abordaram a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para melhoria da experiência do cliente, automação de processos e otimização de estoque e logística. Segundo os especialistas, a IA deve ser usada estrategicamente, sem substituir o contato humano. “A tecnologia deve vir atrás do ser humano e não na frente”, afirmou Renzo Antonioli, diretor da Fecomércio-RS.
Para os participantes, a principal lição da NRF 2025 foi clara: o sucesso do varejo está no equilíbrio entre inovação, tecnologia e um atendimento próximo e humanizado.