Avanço da vacinação traz otimismo, mas inflação em alta e cautela do consumidor freiam alta maior do consumo.
Com retomada gradual da circulação, as vendas para o Dia dos Pais prometem voltar aos patamares de 2019. A pandemia impactou diretamente as vendas das datas comemorativas e os comerciantes incertezas em relação ao funcionamento dos negócios.
O Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019. De acordo com a avaliação realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, a perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário, que acontece diante do retorno gradual da circulação ao passo que a vacinação avança e as restrições diminuem, com suporte do crédito e da retomada do mercado de trabalho formal.
Roupas, calçados e acessórios, os itens que tipicamente são mais procurados para presentear nas datas comemorativas, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Além de roupas e acessórios, com destaque para artigos esportivos e para o frio, também devem movimentar as vendas itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.
No entanto, embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior do consumo encontra barreiras em um consumidor que, embora com confiança em recuperação, ainda segue cauteloso. Até as famílias com renda menor que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo.
Diante destes desafios, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, lembra que os lojistas precisam se preparar de acordo com o seu público-alvo, com direcionamento de mix de produtos, condições de pagamento, ofertas e estratégias de vendas que despertem e facilitem a busca dos presentes para a data – algo que conta imprescindivelmente com a presença online das empresas.
Fonte: Informações Sistema Fecomércio RS