Escola do Varejo e Movimente: jeito novo de melhorar negócios

Que nome a gente dá para um grupo de pessoas que se reúnem para conversar sobre negócios? De tão inédita que é, a iniciativa dos empresários Lucas e Moisés Dias (Gênesis), Dilon Silva (Studio Vertá) e Gabriel Nunes (Sabores Refeições Coletivas), talvez nem tenha ainda um termo adequado para definí-la adequadamente. Na noite desta terça-feira, eles trouxeram o Movimente para a Escola do Varejo do Sindilojas Gravataí, que reuniu empreendedores para conhecerem os cases da Jeff-Bay Surf e Skate Shop e da iTalk English School. Após a apresentação, formaram três grupos e discutiram ideias e soluções que foram compartilhadas com as duas empresas.

Cada uma das etapas foi cronometrada, o que tornou o encontro dinâmico e produtivo. Depois da discussão de propostas em cada um dos grupos, eles apresentaram suas considerações para o grande grupo e para os representantes da Jeff-Bay e da iTalk. O processo resultou em soluções que serão avaliadas e adequadas pelas duas empresas.

Jeff-Bay

Completando dois anos de atividades neste 24 de outubro, a Jeff-Bay trabalha com marcas de surf e skate consagradas no mercado, focado na essência dos dois esportes e no lifestyle cotidiano, levando os clientes a vestirem produtos de qualidade, que proporcionem conforto, bem estar e estilo. Os sócios, os irmãos Ricardo e Eduardo Andrioli, trouxerem para o workshop seus planos de expandir as vendas para fora do mercado local. “Temos planos em andamento, como criar uma loja virtual para diversificar as vendas e atingir um maior número de clientes. Também estamos criando nossa marca própria”, destacou Ricardo. “Para nós que estamos há pouco tempo no mercado é muito importante participar de eventos como este e agregar experiência e conhecimento para nosso negócio”, avaliou.

iTalk

Os sócios da iTalk, Daniel Alves e Gabriela Pelissoli, estão enfrentando os desafios de tornar a marca mais conhecida e conquistar novos alunos. Há um ano e quatro meses eles são os novos proprietários da escola de Inglês que está no mercado desde 2012. Em oito minutos eles mostraram as estratégias usadas na tentativa de praticamente dobrar o número de alunos.  “Para nós este encontro superou as expectativas, colhemos boas ideias e coisas que poderão nos ajudar em nossa caminhada como empresários. Muito bom participar”, comemorou Daniel.

Entre amigos

Um dos fundadores, Lucas conta que o Movimente nasceu de uma necessidade de falar sobre negócios, de ter um espaço para compartilhar ideias, soluções, entre antigos e novos empreendedores. “O propósito é um colaborar com o negócio do outro”, resume.

A iniciativa nasceu em dezembro de 2016, em conversa dele com o irmão, Moisés, e os amigos Dilon e Gabriel. “Nossa vontade era agregar mais empresários e aspirantes a essa busca de soluções e troca de ideias”, completa. Objetivo atingido: de lá para foram agregadas parcerias que acabaram alavancando o Movimente, entre elas o Sindilojas Gravataí.

A ideia despretensiosa funcionou e tomou uma proporção grande. Desde que entrou em atividade, além dos fundadores, o Movimente agregou também parceiros como Facensa e i9 Coworking. Entre as “movimentadas” estão empresas como a Soul Rio Biquinis, Benditto Burger, Market Place Produtos Orgânicos, Coala Mini Pastéis, TPL, Baqueano e Tem Aqui Gravataí.